Tuesday, July 05, 2005

A fórmula mágica

Boa tarde.

É oficial. O povo português – aquele que dizem ser atrasado, grunho e porco – descobriu não a fórmula mágica que consegue transformar chumbo em ouro mas foi até um pouco mais além, retirando o chumbo da equação.

É verdade. O Inspector Serra sabe que o povo português consegue CRIAR ouro do nada e a solução, debaixo dos olhos de todos nós, incautos, encontra-se sexta-feira à noite e chama-se Euromilhões.

O português perdeu a fé no trabalho, na sociedade, na comunicação social, no governo mas é impressionante a inabalável fé e certeza que possuem quanto a acertar em cinco números e duas estrelas entre biliões de combinações possíveis. E assim, cada sexta-feira, antes de amachucar o boletim e do deitar fora em frustração, cada português acredita piamente que irá ganhar a taluda e realizar todos os sonhos que partilhou com os colegas de trabalho em todo o santo dia da semana.

Não sei quanto aos leitores mas o Inspector Serra enerva-se com esta gente que perde horas na fila para entregar os seus boletins, fazem “sociedade” com os colegas para aumentar as hipóteses ínfimas de ganharem ou, os mais dados à tecnologia, estudam, qual análise técnica bolsista, os números mais prováveis ou utilizam programas de computador especialmente criados para o efeito.

Escusado será sequer referir, caso o Dr. Constâncio faça a análise, a quebra no PIB que se cria à 6ª feira mas, igualmente curioso, é o facto de Portugal ser o país que mais boletins atira para a tômbola. Já não há pachorra para estes gajos que continuam a pensar na galinha dos ovos de ouro e não se dão ao trabalho…

Para mais esta malta que faz estilo de vida colocar cruzinhas no papel apenas aceita como justo e correcto aqueles que à conta de herança ou também do jogo fizeram fortuna, vêem-nos com bons olhos, tratam-nos com o Sr.X ou Sr.Y e gabam-lhes o estilo de vida pachorrento e descontraído mas, já aqueles que fizeram fortuna com o seu trabalho e esforço, apelidam-nos de impostores, ladrões, malandros, hipócritas, etc. e tal. Muitos deles são os mesmos que lhes proporcionam as tais sexta-feirazinhas para irem para as filas do café dar beijinhos de boa sorte nos boletins.

Pior, estes amigos, quando não estão no Euromilhões, têm equipas na liga Record, inventam jogos na Internet, candidatam-se ao um contra todos e ao jogo do preço certo com o outro gordo irritante… É vê-los, abraçados ao gordo, com aquelas famílias que não lembram ao diabo, a saltar alegremente…

O Inspector Serra, sério analista do comportamento humano, sugere a todos os gestores de topo e visionários que sabe serem seus leitores assíduos para fazerem nas suas empresas o seguinte:

Criem um jogo: pode ser estilo risco, monopólio, futebol, estratégia, o que quiserem. E depois interliguem a actividade empresarial com o próprio jogo. Se terminar o projecto até dia 30 ofereço-lhe “dinheiro” para ir comprar o Ronaldo ao Manchester United ou se atingir os objectivos do mês fica com tropas que lhe vão permitir conquistar a Prússia ao seu irritante colega do lado.

Está visto que esta mentalidadezinha tacanha não muda e, cabe a quem está acima disto, motivar e levar, qual criança, esta malta a fazer alguma coisa.

É que, tal como o tuga nunca vai deixar de cuspir no chão, também nunca vai trabalhar pelo simples facto de ver um trabalho bem feito.

Se a teoria do jogo não der certo, contratem o gordo, a loura mamalhuda e vão todos brincar com a roda e com os preços certos enquanto esperamos que este país vá todo pohqueeeeralho!!!!

Sejam sérios,
Serra

0 Comments:

Post a Comment

<< Home