Tuesday, July 12, 2005

A instrução (ou a falta dela)

É certo e sabido que no nosso país não transborda educação tal como se pode ver pelos 70% de chumbos a matemática nos exames do 9º ano (e pensar que serão estes pirralhos a pagar a reforma ao Inspector Serra, ai, ai…) mas se há coisa que enerva mais o vosso amigo Serra do que esta falta de educação, é a falta de instrução.

Os substantivos são similares e estão intrinsecamente ligados entre si tal como a dentadura de um gebo está ligada ao palito mas têm as suas particularidades e, assim, as suas diferenças.

É verdade que uma pessoa educada pode não ter instrução mas é impossível uma pessoa instruída não ser educada. Obviamente, pelo menos 70% de pirralhos não entende o raciocínio, mas, como a audiência do Inspector Serra é malta de mestrado para cima, entende que o número de pessoas não instruídas é bem maior do o número alarmante de pessoas não educadas.

Não acredita? Acha que o Inspector Serra anda para aqui a divagar? Pois bem… vamos pegar no universo das pessoas educadas mas sem instrução – o universo que, no fundo, aqui está em estudo.

Como isto é um blog e não uma dissertação filosófica fiquemos pelos casos nítidos de falta de instrução e não vamos pelo caminho tortuoso e complexo da falta de instrução psicológica e que se manifesta no modo de tratar os outros ou da ética e moral.

Fiquemo-nos, portanto, na linha daquele tipo que usa a gravata como um babete – o que levará alguém a usar uma gravata assim, interroga-se o Inspector Serra – será que não sabe como se usa uma gravata? Nunca ninguém lhe ensinou? Será que faz o nó no escuro e tanto se lhe dá como sai a coisa? Terá sido uma promessa a Fátima? Não, meus amigos… é simplesmente um caso de falta de instrução recorrente na nossa sociedade.

O mesmo se passa com aqueles, muitos pessoas de extrema educação e posicionadas em altos postos da sociedade, que teimam em colocar as calças mais perto do pescoço do que da cintura… haja paciência…

A última que o Inspector Serra viu, com estes olhos que a terra há-de comer, foi o de uma senhora idosa, com ar de dondoca, que, ao ver uma mosca a pousar no cesto de pão do restaurante onde se encontrava, puxou da echarpe e, qual Indiana Jones, vardascou, literalmente, a mosca utilizando o tal lenço como chicote…

A falta de educação dá pena, mas a falta de instrução aflige!

Sejam sérios,

Serra

13 Comments:

Blogger RA said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:53 PM  
Blogger RA said...

Ó Serra,

você está a ficar sério... e para além disso, a confundir conceitos. Desta vez, estou em desacordo absoluto consigo (com muita pena minha).
É perfeitamente possível alguém ser instruído e ao mesmo tempo muito mal educado. Pense nos mestrados e doutorados que sobem consigo nos elevadores e nem 'Bom dia' lhe dizem. Também temos os mal-educados sem instrução - vulgo taxista. Mesmo assim, acho que prefiro os últimos.
No entanto, aplicando a velha máxima (adulterada) 'Mais vale rico e com saúde do que pobre e doente', neste caso, 'Mais vale instruído e bem educado do que grunho e malcriado'.

4:56 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Faça lá o teste, cara RA.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/jogo/

E seja séria,
Serra

5:03 PM  
Blogger Adm said...

This comment has been removed by a blog administrator.

5:13 PM  
Blogger Adm said...

Concordo com a comentadora ra. Acompanho de quando em vez o seu blog, e deixe que lhe diga que este terá sido, provavelmente, o seu pior post.

Pretensão sua, poder avaliar a capacidade de um pirralho em particular, generalizando para a sociedade, com base no insucesso com disciplina de matemática. Desafio-o a dizer-me quando foi a última vez que estudou esta disciplina. Eventualmente também no 9º ano, quando no ano seguinte abraçou, provavelmente, a área de letras, não??? Porque será que escolheu essa opção? Fará o inspector parte do rol de mal instruídos? Ou com estes seus comentários, estará a tentar pertencer ao grupo de mal educados? Seja sério!!

7:19 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Ò caro mago,

ainda nem o senhor passeava alegremente pelos orgãos genitais do seu pai já o Inspector Serra fazia equações e raizes quadradas de cabeça...

Agora, faça como o Luis de Matos, e desapareça...

Seja sério,
Serra

8:26 PM  
Blogger Adm said...

Oh caro amigo...

Na qualidade de execelente investigador, cabe-lhe saber que para além de raízes quadradas perfeitas, as restantes não se calculam de cabeça. Nem o próprio Einstein teria essa capacidade, muito menos um vulgar e modesto inspector que por acaso até tem queda para a escrita.

Agora, deixe de dar uma de prof. Marcelo e fale apenas do que sabe.

12:17 AM  
Blogger Inspector Serra said...

Para o Inspector Serra alguém que fica famoso com a fórmula E=mc² não merece grande crédito...

Seja sério,
Serra

9:34 AM  
Blogger GoncaloCV said...

Exmo. Inspector, Serra de seu nome, tentei encontrar o formulário A673 e o Anexo B3 para deixar aqui a minha opinião, mas a esquadra mais próxima de mim não os tinha em armazem. Tenho que lhe dizer que concordo com a minha querida amiga RA. Mais: neste país existem muitos mais instruidos mal educados do que não instruidos bem educados. Só para dar um pequeno exemplo, tenho uma vizinha que há anos quando lhe dizia bom dia não me respondia, nem sequer olhava para a minha cara. Deixei de o fazer, a custo devo acrescentar porque às pessoas educadas custa não o ser, há algum tempo. No outro dia vinha a senhora, da minha idade, carregada com sacos enquanto eu estava a entrar no prédio. Pensei "seguro a porta? não seguro?" e mais uma vez a boa educação superou e segurei educadamente a porta para ela entrar. MESMO ASSIM A PUTA NÃO ME AGRADEÇEU!! Escusado será dizer que tive quase para a convidar a sair novamente e fechar-lhe a porta na cara. Enfim, pessoa instruida e muito mal educada.
Quanto ao restante, fico satisfeito que seja sério, mas a sua seriedade cómica diverte mais do que a seriedade séria (se me faço entender). Seja sério e não faça um blog igual aos outros todos. Abraço

11:21 AM  
Blogger Inspector Serra said...

Bons olhos o vejam caro G!...

O Inspector Serra inveja a sua sorte... não é qualquer um que tem prostitutas de tão grande estirpe logo ao descer da escada como é o caso do meu amigo.

O Inspector Serra acredita que a instrução é pôr em prática a educação e portanto vê a sua amiga, com a profissão mais antiga do mundo, como mal instruída embora até possa ter tido uma boa educação.

Se quiser mandar a morada o Inspector Serra dá um tratamento à sua vizinha que ela até o leva ao colo para o emprego...

Continue sério,
Serra

12:16 PM  
Blogger GoncaloCV said...

Exmo. Inspector, ela não só é como tem aspecto de. A morada não a divulgarei, pois o sub-inspector de serviço ainda pode aproveitar para enviar algum elemento cobrar as multas por pagar. Nesse aspecto, não sou muito sério. Relativamente à benesse referida por V.Exa., é aquela velha coisa: mora lá, mas não pratica lá. É como o actor pornográfico que regressa a casa, a mulher quer um bocado de acção e ele diz "querida, já te disse, trabalho em casa, não!". Continue igualmente sério. Um bem haja aos colegas da esquadra.

6:27 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Então mande-a cá rapidamente à esquadra pois, depois deste seu comment, já tenho o Guedes em polvorosa.

Bom trabalho, G!

Talvez o recomende para a Escola Superior de Polícia...

Serra

7:41 PM  
Blogger RA said...

Inspector,

tive de falar no seu paradeiro... Desculpe, mas neste momento tem o Rocha no seu encalço. Esconda-se ASAP.

8:07 PM  

Post a Comment

<< Home