Thursday, November 24, 2005

Xmas chez Serra

É mau dizer isto mas as verdades são mesmo para se dizer e o Inspector Serra já não tem nenhuma paciência para o Natal. Esta festividade já teve o seu tempo e espaço mas, no seio de uma família onde o Inspector Serra é o rapazola mais novo começa a tornar-se numa verdadeira actividade inventiva ver alegria na quadra.

Entre velhotes a preverem que este será o seu último Natal, a pobres idosos mancos a tornarem o corredor da casa um verdadeiro IC19 tal o congestionamento que causam ao ampararem-se nas duas paredes, o sentimento de terror é infinito.

Ao jantar nenhuma conversa é minimamente interessante podendo apenas oscilar entre telenovelas, doenças, pomadas, medicamentos ou idas ao hospital. A comida, invariavelmente a mesma, seca e mal cozinhada, milhares de doces para fazerem disparar o colesterol dos velhadas que, há minutos atrás, prometiam sobre o terço que iam controlar a dieta. A desgraça não tem fim…

O aparelho de televisão, do tempo da segunda guerra mundial, apresenta sempre uma cor monocromática e a 3ª idade insiste em ver a missa do galo enquanto o Inspector Serra se afunda no sofá, fechando os olhos e querendo acreditar que em breve vai acordar deste sonho mau.

A entrega das prendas procede-se às 21 horas porque já 80% do animado grupo se encontra a dormir, sem forças para aguentar as 72 remanescentes horas para se cumprir a tradição e assim se abrem, penosamente, as prendas vendo todos a simular um esgar de alegria pelo peúgo, a rendinha ou o avental. Os avós do Inspector Serra insistem ainda em lhe oferecer o envelopezinho com 50 Eur para o “ajudar”… Se só eles soubessem que numa noite bem bebida se vai isso e muito mais…

É um martírio o meu Natal comparável ao martírio de Cristo mas sei que daqui a alguns anos recordarei cada um deles com alegria e saudade de os ter partilhado com a família que, mesmo manca, gagá e cansada, me adora e que eu adoro igualmente.

Sejamos sérios,
Serra

10 Comments:

Blogger RA said...

Serra,

eis o verdadeiro conto de Natal. O inspector, no fundo, no fundo, é um coração mole. E mánada. meriqueristmas.

4:30 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Não venha para aqui humanizar o Inspector Serra, cara Ra...

Senão vai ter de ser sovada com o saco de laranjas...

Seja séria e tenha um feliz natal,
Serra

4:33 PM  
Blogger MIN said...

LOL... no fundo, como diz a Ra, o inspector até fica emocionado!!!
Quando tiveres filhos a visão do Natal muda um bocadinho!!!

5:03 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Como era bom isso, Horta...

Pois é MIN... mas sempre ouvi dizer que antes de se ter filhos primeiro é preciso arranjar outra coisa... ;-)

Aquele abraço,
Serra

5:05 PM  
Blogger MIN said...

Essas "coisas" talvez se vendam nas lojas do chinocas...os gajos têm tudo!!

5:08 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Pois... mas o Serra, cócó como é, não arranja essas coisas "made in china"... é mais tipo do "made in Italy"...

Aquele abraço,
Serra

5:10 PM  
Blogger João Vale said...

Caro Serra,

Como bem sabe, o Natal não é quando um homem quiser. É como levar uma vacina, pode optar entre ir contrariado e passar o tempo a queixar-se, ou tentar que o tempo passe rápido mandando uns piropos à enfermeira enquanto nos baixa as calças.

Em vez de se estar a lamuriar como qualquer português sobre o estado a que chegou o Natal, como homem de acção que é, trate mas é de animar esse Natal familiar!

5:35 PM  
Blogger Inspector Serra said...

Ò Johnnie,

a única maneira de animar este Natal é apanhar uma bebedeira de meia noite e passar o tempo a divertir-me à grande com um amigo imaginário!

Acredite, quando a enfermeira tem bigode e pesa 180 kgs é preferível a queixa ao piropo!

Aquele abraço,
Serra

5:38 PM  
Blogger RA said...

O Serra esta humanizado, mesmo sem eu fazer nada... Ta tao lamechas que qualquer dia ainda escreve um post sobre o por do sol. Corre o risco, digo-lhe mais, de se tornar uma pessoa linda, igual a si propria, dentro e fora da casa. Mais do que nunca, seja serio Serra e largue esse sorriso lindo! (Isto sou eu a provoca-lo por causa do saco de laranjas, fiquei lixada!).

12:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Caro Serra,

Nessa noite, o ambiente que descreve acontece em mais casas :)
Quase que parece:
Pergunta: Qual é coisa qual é ela que tem 20 pessoas e 60 dentes ?
Resposta: É o jantar de natal
Vai ver que este ano haverá sempre alguma novidade que o entusiasme.

7:13 PM  

Post a Comment

<< Home