Wednesday, July 13, 2005

Afinal é três vezes menos...

Pois é…

O Dr. Constâncio veio a público dizer que afinal a previsão de crescimento do PIB deste nosso país à beira mar plantado já não é a de 1,6% mas sim de 0,5%.

Com a breca, diz, com razão, o Inspector Serra – o raio do homem que até há um tempo era (quase) unânime que era o perfil da competência começou agora ganhar cataratas e cada tiro, cada melro. Ornitologia à parte parece que cá, por terras lusitanas, o perfil da competência é o do low profile e o da pouca exposição pois quando os tipos começam a ser pró-activos e intervenientes é ver a enxurrada, qual tsunami, de disparates a serem largados pelas goelas das criaturas.

À mulher de César não bastava ser mas tinha de parecer. Ao Constâncio apraz dizer que não basta parecer mas tem, forçosamente, de ser.

É que todos os vaticínios do Oráculo Constâncio foram ao lado, e não passaram propriamente a arrasar o poste, senão veja-se: exportações de 7,5% para 2,7%; importações de 5,2% para 3,3% e o investimento que estava previsto crescer 1,7% afinal agora (prevê-se) vai descer 1.5% (este então é que esteve mesmo perto…)

Estas previsões saiem com a periodicidade das prováveis contratações do Benfica e dão tantas vezes certas como as mesmas… Diz o Dr. Constâncio: é o petróleo, a economia global tarde em acelerar, estamos a abrir os mercados à Índia e a China… “Bullocks” - afirma o cosmopolita Inspector Serra – está visto que quando não se sabe dançar diz-se que é o chão que está torto, pois os restantes países da EU (excepção feita para aí aos gregos e aos italianos, ainda mais mafiosos e malandrões que nós) terão melhores prestações!

Está visto que, a considerar tais precisas visualizações do futuro, o Dr. Constâncio (ou, como já é chamado, o novo Nostradamus) merece, ao tostão, os vários dígitos do seu vencimento e reformar-se daqui a dois ou três anos…

No final do ano veremos se será desta que acerta mas, ao Inspector Serra, parece que não.

O Inspector Serra deixa ao sr. Governador não uma previsão mas um conselho – o de nunca comprar um alvo de setas para a sua casa ou, se o fizer, trate de forrar a parede a cortiça pois está visto que pontaria é coisa que não abunda na sua pessoa.

Seja sério,
Serra

2 Comments:

Blogger Adm said...

É muito provável que o Dr. Constâncio sofra do mesmo problema que 70% dos jovens frequentadores do 9º ano: ausência de raciocínio matemático.

Não fosse o Dr. Constâncio um graduado economista e eu diria que, depois do 9º ano, também este enveredou pelo ramo das letras.

12:47 PM  
Blogger GoncaloCV said...

Exmo. Inspector, provávelmente o Sr. Constâncio teve aulas de ponta de lança com o Matrin Pringle, ilustre jogador da selecção sueca que passou, qual tufão (rápido portanto) no Sport Lisboa e Benfica. Eu gosto sobretudo da arrogância do bicho, do snobismo asumido, já que não assue outras coisas. Existe no entanto uma coisa que verdadeiramente me assusta, ninguém parece já ligar muito ao que o Sr. Stâncio (para os amigos) diz. Quem comenta, são as vozes de políticos que não fizeram as contas antes e que, se o Stâncio não tivesse aberto as bocas também não vinham a público clamar sabe-se-lá o quê. Não são pessoas sérias. Se não tívessemos investigação jornalística de qualidade nesta terreóla (Portugal) nada se sabis porque a oposição limita-se a esperar por escândalos em vez de serem os próprios a procurarem factos para terem argumentos. Uma vergonha. Muito muito pouco sério isto tudo.

6:51 PM  

Post a Comment

<< Home