Wednesday, August 31, 2005

O Sr. Goffman e as suas máscaras

Para quem passou por um momento de insanidade ou foi, por motivos académicos, obrigado a interessar-se por ciências sociais deverá conhecer o Sr. Goffman, Erwin Goffman.

Como a maior parte destes tipos, o Sr. Goffman diz aquilo que todos sabemos mas coloca esse senso comum que qualquer lavrador conhece sobre a forma de teoria e, assim, surge a teoria das máscaras sociais.

Ora aquilo a que, em duas linhas, se resume a dita teoria é que todos nós agimos num “teatro social” e colocamos uma determinada máscara ou seja, moldamos o nosso modo de ser, falar, vestir, agir de mediante a situação em que nos encontramos. O Inspector Serra, realmente, pode oscilar entre o mais animalesco das criaturas quando, por exemplo, vê o seu Benfica ser encavado a sangue frio pelo galo de Barcelos e o mais cordial dos cicerones quando as circunstâncias assim o exigem.

As máscaras não têm fim e aquele que pretende ser o mais adaptável deverá ter no seu guarda roupa uma série delas – a máscara séria, a divertida, a de engate, a de business man, a de simpático, a de gajo com cara de mau…

A única coisa de que o Inspector Serra suspeita é que estas máscaras do Goffman devem ser feitas na China e, devido às quotas de importação, muitas deverão estar retidas nas alfândegas pois o Inspector Serra só vê gajos com a máscara de labrego e esses parecem nunca a mudar… e esta, senhor Goffman, hem?

Sejamos sérios,
Serra

3 Comments:

Blogger rukia said...

Caro Inspector Serra,
Se o sr. goffman soubesse dessa revelação, dava pelo menos 3 voltas na campa. Tenho de concordar consigo - os da máscara de labrego devem achar que é tudo balela - é mais cómodo manterem-se fiéis à máscara (que embora feita na china, é cada vez mais uma expressão nacional) do que terem várias - a apresentação do eu envolve um certo exercício de teatralização, e isso dá-lhes muito trabalho. Além disso, como existe a tendência para standartizar, torna mais fácil atingir o tal de consenso operacional.Aqui nas terras da invicta, o contacto diário com os Gunas comprova isso - sentem-se à vontade sempre no mesmo registo.
Actualmente, acho que é nos blogues que encontramos uma diversidade de máscaras -
desde a composição do alojamento, às imagens seleccionadas, às postas..como plataforma fléxivel,o blogue incita a uma Auto-tematização. Um eu online para todos os outros.

3:38 PM  
Blogger GoncaloCV said...

só existe uma máscara em portugal...a da crise

5:37 PM  
Blogger Humor Negro said...

É verdade. Mas a expansão do labrego nacional é inevitável, conforme já tive oportunidade de demonstrar no passado.

Sejamos realistas

12:37 PM  

Post a Comment

<< Home