Friday, August 26, 2005

Desculpas esfarrapadas

O Benfica perder ou assistir a um concerto do João Pedro Pais com o Madi a fazer 1ª parte são massagens de relaxamento quando comparados com o tilintar dos nervos do Inspector Serra, qual carrilhão de Mafra, quando lhe dão uma desculpa esfarrapada.

Desculpas esfarrapadas não só são um insulto para quem as conta (porque passam por broncos – que talvez até nem o sejam), como para quem as ouve (porque os tentam fazer por broncos) ou seja, é um lose-lose situation e que deverão ser postas de lado a toda e qualquer hora.

Desculpas como “Não tenho saldo no telemóvel”, “Tive problemas pessoais” ou qualquer coisa tão elaborada como “O meu carro avariou” são algumas das mais comuns desculpas esfarrapadas que o comum do português se lembra.

Obviamente há quem seja mais hábil para mentir do que outros daí a explicação de existirem directores de topo e o comum trabalhador pois, se formos analisar bem a situação, é a sua capacidade de mentir ou, usando a frase politicamente correcta, contornar as situações que consegue, tantas vezes, levar a água ao seu moinho.

No fundo a arte da desculpa reflecte também um pouco da nossa educação e da nossa capacidade de lidar com as situações. Não é, portanto, à toa que as melhores desculpas venham de malta fina, que sabe estar, que antecipa a desculpa e sai do número imaculado, com classe e no final ainda faz uma vénia. Quem, não tem a arte e a capacidade para isso, atrapalha-se, perde o discernimento e sai-se com uma desculpa esfarrapada onde era melhor, se calhar, nem dizer nada.

Pensem nisto porque o Inspector Serra agora tem de se ir embora porque acabaram de ligar da garagem e o seu carro está a arder. Por isso é que ele não continua este post… é a pura das verdades!

Sejamos sérios,
Serra

3 Comments:

Blogger GoncaloCV said...

Caro Inspector, e se a desculpa for "tive um problema pessoal, peguei no carro que avariou e fiquei sem telemóvel, por isso tive de tirar o dia"...

Apraz-me verificar o grau de evolução educacional da PSP. Longe vão os tempos em que "lose-lose situation" seria uma expressão inaudível junto dos elementos da autoridade.

Inspector, o único problema é que o tipo que dá a desculpa esfarrapada ainda se afunda mais ao terminar com expressões como "é a mais pura das verdades!"

Seja sério e vá trabalhar.

11:45 AM  
Blogger GoncaloCV said...

estafermo, se o Inspector mo permitir, a risca ao meio favorece o nariz, cuidado é com a cerveja que tá a ficar vermelho.

4:41 PM  
Blogger Humor Negro said...

Nada como uma desculpa vestidinha, e pronta a despir.

Sejamos imaginativos

7:35 PM  

Post a Comment

<< Home