Thursday, September 01, 2005

Coitadinho… é esforçado…

O Inspector Serra tem tolerância para com gajos despreocupados, malandros, calões, etc. e tal mas se há raça que não goza da simpatia do Inspector Serra são os esforçados.

Malta esforçada é, por natureza, malta que não consegue fazer as coisas como deve de ser embora se esforce sobremaneira para o conseguir, resumindo trata-se de um eufemismo que a sociedade moderna inventou para denominar malta estúpida.

Se um gajo que se está a cagar tem desculpa para não fazer determinada coisa como deve de ser, alguém que se está a esforçar não merece o mínimo de respeito mas, quer na escola quer nas instituições, teima-se em premiar o esforço quando este, sem resultados, vale tanto como a Mónica Belucci em frente a um eunuco.

O Inspector Serra sempre admirou aqueles que, sem esforço (pelo menos aparente), conseguem resultados. Veja-se Mozart, Romário, Kadinsky, tudo escumalha bêbada e putanheira que, no entanto, foram dos melhores, dos mais inventivos, dos mais geniais.

O esforço é a medida da mediocridade já que, quem não consegue competir na liga da eficiência ou dos resultados, tem de competir na liga de honra, a liga de esforço.

Assim, da próxima vez que justificar alguma coisa com “pelo menos esforcei-me” dobre a língua… antes dizer “não fiz porque tive a passear ou tive na praia”; é que assim, podemos assumir que a capacidade está lá e, talvez, apenas lhe tenha faltado a vontade e, meu deus, antes ser um gajo com falta de iniciativa do que um gajo com falta de inteligência.

Sejamos sérios,
Serra

6 Comments:

Blogger RA said...

Serra,

Vê-se que este post foi feito sem grande esforço.

4:33 PM  
Blogger Teresa said...

Post genial!

E sem esforço, right? ;)

7:06 PM  
Blogger GoncaloCV said...

caro Inspector, o esforço é a virtude dos pobres de espírito, mas sem esforço não há perfeição. os nomes que refere, esqueceu-se do meu mas foi certamente um lapso, não são esforçadas é certo, mas não são comuns mortais, são indivíduos que nasceram com um dom ímpar pelo sublime, como eu.
seja esforçado.

1:02 AM  
Blogger Poor said...

és distinto!sem dúvida, estás noutra liga!

11:02 AM  
Blogger Inspector Serra said...

Caro Sequeira,

as primaveras do Inspector Serra são melhor regadas que os jardins do palácio de Buckingham.

Aquele abraço,
Serra

2:22 PM  
Blogger PR said...

bem, quem posta todos os dias deve fazer algum esforço.



Abraço.

já agora:
gosto.
linkado.

novo abraço.

1:25 PM  

Post a Comment

<< Home