Friday, March 03, 2006

At first sight

Chamem o Inspector Serra preconceituoso mas há gente que, à primeira vista, entra logo para a black list.

Nem sequer os ouvi falar, não lhes permiti exprimir as suas ideias ou as suas crenças, não quis histórias de família, rejeitei episódios de empregos ou colegas, afastei comentários a amigos ou conhecidos; simplesmente pus o tipo de lado. É segregação, bem sei, mas ela existe em mim. Tal como aquele sinal de nascença que nunca gostámos ou o dente encavalitado que teima em nunca se endireitar, a segregação corre no meu sangue e, por muito livro que se leia, muita instrução que se tenha ou muita reflexão que se faça não desaparece…

De carecas com alguns cabelinhos compridos que teimam em os pentear com gel, armados em estilosos, enquanto jantam no Olivier, a fumar charuto, de fato e gravata empunhando os seus botões de punho, orgulhosos, como se de pistolas de prata se tratassem apenas tolero duas coisas: silêncio e distância. É como uma porta sinalizada com o letreiro “Entrada para o Inferno”; ora, não é preciso abri-la para saber que o que de lá vem não é coisa boa… o mesmo se passa com estes gebos!

Outros que não lhes permito sequer a aproximação são sarnosos, piolhosos, armados em Che Guevaras que enquanto colam posters do Bloco de Esquerda por Lisboa fora vão tilintando uns guizos que teimam em amarrar às calças ou a uma mochila pestilenta.

A lista poderia estender-se, quase infindavelmente, mas o tempo é curto tal como a paciência e portanto fiquemos por esta breve ideia. Talvez tenha perdido algumas boas conversas e bons convívios devido a esta minha segregação espontânea mas decerto ganhei muita paz de espírito.

Sejamos sérios,
Serra

3 Comments:

Blogger Freddy said...

Serra, não te enganaste no país?

6:45 PM  
Blogger Patioba said...

A mim costumam chamar-me elitista..... também não tenho uma paciência muito avantajada..... ;)

4:41 PM  
Blogger Humor Negro said...

Sejamos selectivos.
Gostei disto.

11:01 PM  

Post a Comment

<< Home