Tuesday, January 10, 2006

Taylorismo

Se hoje nos queixamos que a nossa vida é uma merda, é sempre a mesma coisa, não temos tempo para nada e nos sentimos sempre a trabalhar, muito se pode culpar o filho da puta do Taylor por isso e o cabrão do Ford por ter tornado o Taylor e as suas ideiazinhas populares.

A sociedade enquanto conjunto de indivíduos que viviam em harmonia com as suas crenças e maneiras de agir pessoais desapareceu e hoje vivemos simplesmente numa linha de montagem. Cada vez mais somos peças e menos pessoas, cada vez nos organizamos mais em organigramas que em famílias, cada vez temos mais colegas do que amigos.

Fala-se que o mundo mudou e que nós simplesmente nos adaptámos a ele mas não serão as pessoas a fazer o mundo onde vivem? No fundo estamos a adaptar-nos à nossa própria criação e a acreditar que o modo de vida de chineses, indonésios ou filipinos é que é competitivo e deve ser adoptado. Anda-se a perder a humanidade em prol da produção e assim a vida torna-se pequena, escassa, vã.

Hoje somos porcas, parafusos, solda, ferramentas numa máquina cujo fim não percebemos mas onde todos, confortável e resignadamente, trabalhamos para aperfeiçoar e dinamizar.

Foi esse grande filho da puta do Taylor que criou a faísca mas cada um de nós pactua com ele e faz parte do rastilho que mais cedo ou mais tarde vai levar a um barril de pólvora pronto a rebentar.

Sejamos sérios,
Serra

2 Comments:

Blogger Ana said...

Eu não vou nessa, Serra.
Mande o Ford e o Taylor a qualquer lado, que comigo não, eu não deixo.
Não faço horas extraordinárias há muitos anos, nunca fui de férias à Tailândia, tenho carros que duram quase duas décadas, mas não faço da carreira o meu deus e o meu tudo.
Preciso de um tecto, de alimento para o corpo e para a mente, de gente boa que queira fazer o favor de conviver comigo e pouco mais.
Não sei se ouviu falar de um homem sábio que existiu em Portugal, chamado Agostinho da Silva. Acho que esse não é ensinado nas faculdades de qualquer universidade portuguesa...Posso até estar a ser injusta, neste ponto. Se alguém souber e desejar, corrija-me. Esse sabia que o Homem não nasceu para trabalhar, antes para ser filósofo, artista...

6:11 PM  
Blogger Chocolate said...

Ó Sr. Inspector, andamos muito amargos!
Nem com uma Leonor na sua vida, o mundo fica mais cor-de-rosa?...
Ser sério é bom, mas ser sempre sisudo, ninguém aguenta!

Sejamos ousados! :)

9:45 AM  

Post a Comment

<< Home