Monday, May 22, 2006

Wanna go to the beach?

O Inspector Serra sabe que o post que hoje irá publicar vai dar que falar. Prevê revoltas e tumultos, cartazes de protesto e acesas discussões em debates televisivos. Prometo, no entanto, que ao contrário do Carrilho não publicarei livros com queixinhas mas estarei na linha da frente assumindo aquilo que direi.

O Inspector Serra sente-se claramente a excepção, o monhé que não vende móveis na Almirante Reis, o chinês que não tem um restaurante ou uma loja de quinquilharia, o fogareiro que não saca um caralhada de dois em dois minutos enquanto limpa o ouvido com a unha mindinha mas a verdade é que o Inspector Serra não curte ir à praia.

E pronto. Tá dito. Embora adore o ambiente de Verão e a praia quando está no outro lado do Atlântico, a acção de “ir à praia” aqui por terras lusitanas põe o Inspector Serra com os arrepios. O tuga não pode ver um raio de sol que toca logo de pegar na geleira e no chapéu de sol e fazer-se à estrada logo o Inspector Serra prefere bem mais ficar na cidade, de onde a bicheza se foi, do que ir na maralha para o trânsito da ponte.

A praia lusitana é a praia da sandes, do coirato, do gordo do crucifixo, das crianças a berrarem, do jogo da bola e da raquete… é o Inferno à beira mar. Horas de trânsito para apanhar o sol que se podia desfrutar numa qualquer esplanada com vista para o Tejo…

Estes gebos dão à costa como as tropas aliadas na Normandia e bem que o Inspector Serra gostava de os esperar com uma metralhadora para limpar estas praias portuguesas… Aí é que a bandeira azul faria sentido!

Sejamos sérios,
Serra

4 Comments:

Blogger Chocolate said...

Sr. Inspector:
Por estranho que lhe possa parecer, não há só praias do outro lado "da ponte". E até há sítios (imagine-se) onde não há trânsito para lá chegar.
Se eu fosse de Lisboa, poderia até pensar como o Sr. Inspector, mas felizmente o meu Mondego também tem esplanadas lindas e chega-se à Figueira, a Mira e à Tocha num instantinho!
Venha visitar-nos! :)

7:10 PM  
Blogger Humor Negro said...

Já há muito tempo que não ouvia a expressão Gebos. Lembra-me o MEC na altura em que ele ainda me fazia rir.

11:46 AM  
Blogger Quico said...

Sr Inspector, como diz "chocolate", e bem, não há praias só do outro lado da ponte. E já agora gostava de saber quais as praias do outro lado do Atlântico que se comparam às praias desertas do Alentejo e a algumas na costa Centro..

A praia também é, de certa forma, um estilo de vida.

5:21 PM  
Blogger Chocolate said...

Sr. Inspector:
Volte!
Pelo que quer que tenha feito, está "aperdoado".
Ainda apanha um escaldão, com tanto tempo de praia!!!!

Sejamos presentes.

12:17 PM  

Post a Comment

<< Home