Tuesday, November 07, 2006

Portugal a meio da tabela da corrupção entre países da UE

Parece que, de acordo com o ranking elaborado pela organização Transparency International, Portugal está na 26ª posição dos países menos corruptos a nível mundial. Mau trabalho o dos nossos governantes que poderiam ter investido em alguns almoços, pago algumas viagenzitas aos tipos da Transparency ou até dar-lhes a tal “fruta” de que tanto se fala no caso do apito dourado para inverter esta tendência de nos aproximarmos das Finlândias e Suécias.

É por estas e por outras desatenções que o país está merda. Se nos tiram a fama de corruptos qualquer dia tiram-nos o fado, o tinto ou até o futebol. Andam a estragar a nossa fama e o nosso intrínseco ser, no fundo andam a ver se arruínam a nossa identidade teimando à força moldar-nos em quem não somos.

Nada pior do que nos tornarmos em quem não fomos talhados para ser. Se já nascemos corruptos nada como orgulhosamente o demonstrarmos e aparecermos lá para cima, nas posições cento e tal, bem atrás do Haiti ou do Burkina Faso e alegremente transmitir à comunidade que não papamos regras e burocracias, que somos chicos espertos e que ainda gozamos com os totós dos escandinavos que acham uma aventura andarem na faixa do bus.

Vamos fazer da corrupção, parafraseando o Michael Porter, a nossa vantagem competitiva, vamos impingir ao ICEP que lance a marca Portugal baseada na corrupção, vamos torná-la a nossa bandeira e não o lixo que teimamos em esconder debaixo do tapete.

Está na hora de tirarmos os esqueletos dos armários e nos assumirmos como a sociedade corrupta que somos e assim, com a corrupção às claras, tudo se torna bem mais transparente. Que o digam os milhares de gajos que com uma notinha de cinquenta se safaram de o Serra os multar forte e feio.

Sejamos sérios,
Serra

2 Comments:

Blogger Humor Negro said...

Sim, sim. Boa ideia. Bora potenciar o cluster da corrupção em todas as suas variantes. Sejamos visionários.

2:47 PM  
Blogger Bandido said...

Por este andar qualquer dia tb estamos a meio da tabela da produtividade...deus nos livre...trabalhar ...fxxx

8:42 PM  

Post a Comment

<< Home