Tuesday, August 02, 2005

Os homens banda

Quem estudou música sabe o quão difícil é dominar um instrumento de forma a poder intitular-se um bom praticante e sabe, igualmente, que o virtuosismo apenas está ao alcance não só de quem nasceu com o talento mas de quem passou a maior parte da sua vida numa quase ditadura musical.

Apenas há uma mão cheia de Hendrixs, Zepellins ou Santanas. Mozarts, Bachs ou Beethovens são, hoje, tão improváveis como os dinossauros voltarem a povoar a Terra mas eis que em Portugal existem homens que são verdadeiros homem banda e é vê-los de guitarra em punho, a tocar piano com um pé, bateria com outro e os beiços a alternarem entre a harmónica e o trombone de varas.

Num país onde a taxa de desemprego não pára de subir e onde a classe dos mais jovens com melhores habilitações começa a ser a mais prejudicada não deixa de ser um mistério para a mente do Inspector Serra como pode haver alguns que acumulam cargos em empresas privadas com empresas públicas, com cargos em clubes de futebol, ganham reformas passados quatro anos e, à noite, ainda dão uma perninha como comentadores desportivos e/ou políticos.

Os homens banda multiplicam-se como cogumelos e não há quem pegue esta praga de gafanhotos pelo cachaço e lhes diga para se dedicarem a uma e apenas uma coisa. Cada macaco no seu galho, e se há algumas destas criaturas que nem galho merece, ao menos que ocupe apenas um e deixe outros para alguém competente ocupar.

O Fernando Seara é presidente da Câmara de Sintra, dá aulas na faculdade e depois ainda vai dizer parvoíces sobre futebol. O Inspector Serra relembra o maravilhoso dia em que o Benfica foi campeão que o careca, lá no seu comentário com os outros dois pacóvios, dizia que ia celebrar até às 6 da manhã e que no dia seguinte (2ª feira) as pessoas (da câmara de Sintra) também tinham direito à festa… ora que porra, hem?

O Marcelo também gosta de comentar o Estoril Open e o homem até, como em tudo o que diz, parece acreditar que sabe do que fala. O Inspector Serra até o ouviu a dizer que o Moya (leia-se um ex número 1 mundial) devia dobrar mais os joelhos para bater a esquerda. Concerteza que o espanhol que já limpou Roland Garros precisa muito dos conselhos técnicos do professor Marcelo!!!

Agora na Caixa Geral de Depósitos toca a mudar os homens banda que compunham a direcção por outros homens banda mais vermelhos e até o Armando Vara (um que era secretário ou ministro do Desporto e da direcção do Benfica) vai para Administrador. Claro que na debandada não foi a labrega da Celeste Cardona que parece ter tanto talento para administrar a CGD como tem para a moda.

Depois admiramo-nos o porque dos nossos “concertos” serem a merda que são. É que nos países desenvolvidos cada um treina o seu instrumento e fazem grupos musicais ou até orquestras para actuar em Music Halls; nós continuamos a actuar em feiras de bovinos e ovinos com os nossos homens banda!

Sejamos sérios,
Serra

2 Comments:

Blogger GoncaloCV said...

Caro Inspector, não podia concordar mais com a sua hilare prosa. Um facto mais me assola a mente: e as indemnizações?? Essas ninguém fala.

É que, à luz da lei actual, não basta um patrão dizer "olha, apetece-me remodelar um bocado, tu, tu e tu, RUA!!" e subsituir por novo mobiliário, mesmo que mais eficaz. Nas altas esferas então, um despedimento sem justa causa (a não ser que falta de côr vermelha seja razão válida para despedimento) custa largos milhares de Euros. Na CGD, sai-nos do bolso.

Gatunos! labregos! ladrões! vão roubar pr'a estrada! chulos! imbecís de merda!

Ah...já estou mais aliviado.

Qualquer dia sou eu o homem banda com uma bomba escondida no tambor...a sério.

3:34 PM  
Blogger Humor Negro said...

Isto está entregue aos homens-bandalheira, meu caro Inspector.
Não os levemos a sério!

5:46 PM  

Post a Comment

<< Home