Wednesday, July 27, 2005

Já está na hora, não está?

A ontologia da questão afecta imediatamente os nervos, quer seja pela pressão ou pela redundância do “não está” que torna a pressão paternalista. Obviamente a enervante questão pode ser colocada nos mais diversos contextos como por exemplo “Ó Odete, já está na hora de te deixares de politiquices e seres só palhaça de revista, não está?” ou “Já está na hora do Major Valentim ser posto atrás das grades, não está?” mas, a verdadeira questão que leva o Inspector Serra a escrever este post é o da malograda questão “Já está na hora de terem um filhote, não está?”.

Com a breca, afirma em espanto o Inspector Serra, já está na hora da malta ganhar algum juízo e se meter na sua vida, não está?

Será que não se percebe que esse tipo de questão se prende com o foro privado de cada casal e que só a eles diz respeito? É similar a, num jantar de convívio, o Inspector Serra se levantar para se dirigir à casa de banho e o Guedes lhe perguntar “Inspector!!! O Inspector vai cagar?” Ora quer numa questão, quer na outra a resposta é retórica e é a mesma: “Mas o que é que vossemecê tem a ver com isso?” (e atentem ao frio distanciamento causado pelo vossemecê…)

Já todos sabemos da necessidade que alguns patéticos habitantes deste planeta têm em se imiscuírem na vida dos outros daí o sucesso das revistas cor de rosa e do jornal 24 horas mas, qualquer dia, perguntam-nos “Tu gostas à canzana?” ou “Quantas dás por noite?”. Haja tino mas não o de Rans…

Interessante é também verificar que, na maior parte das vezes, são aqueles que orgulhosamente trazem pela mão pestinhas que fariam, ao comum dos mortais, tanta vontade em ter crianças como em ter lombrigas, que fazem sempre a questão “Então? Já está na hora… quando é que vai ser?”

Ora porra… vai ser quando eu quiser ou quando o azar me bater à porta e vocês? Quando é que vão ganhar alguma noção sobre quando falar e quando ficar calado?

Sejamos sérios,
Serra

3 Comments:

Blogger RA said...

Boa Serra, é isso mesmo. Já estava na hora de alguém escrever este post, não estava?

4:03 PM  
Blogger GoncaloCV said...

Sr. Inspector, como eu o percebo. Também comigo e a minha mais que tudo a questão tem sido colocado amiúde. "Ouve lá e vocês...é para quando? Hein, hein...?". É curioso é verificar que grande parte das pessoas que nos preguntam isso, senão a totalidade, fica em casa 24/7/365, ou seja não saí para a noite beber um copo com os amigos ou em casal, não passa férias sem a alegre famelga, etc... Eu, por enquanto, não preciso de uma terceira pessoa na minha relação, para isso já tenho um alegre canídeo que nos ocupa bastante tempo, mas ao qual basta deixar em casa com um osso para ficar satisfeito. Para a próxima respondo à pergunta "E tu, para saires à noite e divertir-te, podes deixar o teu filho sozinho em casa e com um osso?"

O Sr. Inspector é sério, não é?

5:14 PM  
Blogger Astro said...

Bravo, Inspector!

Pior que essa só a famigerada, e subsequente: "Então e a maninha? Já está na altura, não está?"

:lol:

10:55 AM  

Post a Comment

<< Home